Caern monitora qualidade da água para restabelecer fornecimento em seis municípios, inclusive PATU


As seis cidades do Rio Grande do Norte que ficaram desabastecidas devido ao rompimento de uma fiação de alta tensão no último domingo (8), devem voltar a receber água no final da tarde desta terça-feira (10). Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o abastecimento começa a ser restabelecido na terça, porém só deve ser normalizado na quarta-feira (11).

Na segunda-feira (9), a Caern informou por meio de nota que esperava um posicionamento da concessionária de energia elétrica responsável pela fiação atingida, para informar sobre o restabelecimento no abastecimento. A companhia havia alertado ainda que não havia “previsão de conserto da fiação porque o local onde ocorreu o rompimento é de difícil acesso, com concentração de vegetação e rochas”.

Com os reparos devidamente realizados, o abastecimento das cidades afetadas (Paraú, Messias Targino, Campo Grande, Triunfo Potiguar, Patu e Janduís, todas localizados na região Oeste potiguar) depende apenas de uma verificação da qualidade da água.

Segundo informe da Caern, as chuvas do domingo levaram uma quantidade considerável de material orgânico para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável pelo abastecimento da adutora Médio Oeste, que leva água para os municípios, provocando alteração na qualidade da água.

Desta forma, o abastecimento deve ser restabelecido parcialmente nesta terça para que seja realizado um monitoramento da qualidade da água. Dependendo do resultado, o abastecimento deve ser restabelecido integralmente na quarta.

G1

Comentários