Expotour Católica impulsiona turismo religioso no RN


Entre as propostas do evento, que acontece entre 11 e 13 de setembro, estão o fortalecimento do segmento turístico no estado e o incremento na economia dos municípios expositores

Segmento turístico que, segundo dados do Ministério do Turismo, mobilizou em 2014 mais de 17 milhões de pessoas em todo o Brasil, o turismo religioso ganha força a cada ano. No Rio Grande do Norte, a Expotour Católica, evento especializado no setor, impulsiona um nicho ainda pouco explorado no estado. Com 50 estandes destinados a expositores e vasta programação, a segunda edição da feira será realizada entre os dias 11 e 13 de setembro, no Centro Histórico de Natal.

Mais do que o fortalecimento do segmento do turismo religioso no Estado, a Expotour Católica significa também incremento na economia da capital e dos municípios expositores, com a atração de turistas.

“A Expotour Católica veio para preencher uma lacuna existente e, ao mesmo tempo, promover a consolidação de destinos turísticos religiosos existentes no Rio Grande do Norte, que ainda são pouco conhecidos a nível estadual, regional e nacional”, destaca o diretor do evento, Manoel Sidnésio.

O cronograma de atividades durante os três dias de evento promove a exposição de destinos turísticos do Brasil, artesanato sacro, palestras relativas ao segmento religioso, além de apresentações culturais e shows.

Potencial
O segmento religioso é o segundo motivo turístico no Nordeste, perdendo apenas para o turismo de sol e mar. De acordo com a organização da Expotour Católica, a ideia é fazer com que, mesmo em períodos considerados de baixa estação, o Rio Grande registre fluxo de turistas, a partir da vinda de fiéis de todo o Brasil.

“Temos destinos turísticos religiosos importantes no Rio Grande do Norte, como a estátua de Santa Rita, em Santa Cruz, o histórico monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, sem falar de eventos como a festa e a procissão de Santa Luzia, em Mossoró, que mobiliza anualmente cerca de cem mil pessoas”, pontua Manoel Sidnésio.

Fórum
Paralelamente às exposições e apresentações culturais, será realizado o 2º Fórum Nacional do Turismo Religioso, momento de discussão em torno de temas relacionados ao segmento turístico religioso o Brasil. O encontro será realizado no auditório do Centro Pastoral Dom Heitor Sales, no Centro Histórico de Natal, com a participação de referências nacionais em turismo de eventos de cunho católico.

Entre as presenças já confirmadas está a do coordenador da Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador, padre Manoel Filho, e de Aurinilton Leão, da Comunidade Católica Shalom, coordenador do Hallelluya, evento católico que atrai cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.

Sandra Monteiro


Comentários