Em Natal, Alex Duarte lança romance sobre jovem com síndrome de Down

Livro mostra história de jovens com síndrome
de Down (Foto: Divulgação)

Natal recebe na próxima quarta-feira (16) uma palestra sobre jovens com síndrome de Down. Além da conversa, o gaúcho Alex Duarte também vai lançar o livro duplo "Cromossomo 21", que trata do assunto. O evento acontece às 19h no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A entrada é gratuita.

A obra escrita traz a história que deu origem ao filme "Cromossomo 21", além da pesquisa de Alex Duarte ao longo de seis anos. A narrativa revela jovens com síndrome de Down que alcançaram a independência, além de retratar como eles transformaram empresas e a sociedade através do contato social.

"Todo mundo sabe o que é síndrome de Down. Então resolvemos fazer uma palestra diferente esse ano. Decidimos trazer um jovem cineasta e escritor, que pode estimular e motivar as pessoas. Alex vai atrair as atenções para o assunto", disse Glauciane Santana, presidente da Associação Síndrome de Down no estado.

Em 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o filme "Cromossomo 21" será lançado em Nova York durante um evento da ONU. A produção audiovisual só deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2016.

Sinopse do filme
Vitória é uma garota como todas as outras. Faz faculdade, toca piano, pratica natação. A única diferença é que possui um cromossomo a mais e isso fez com que ela nascesse com síndrome de Down. No seu destino, cruza com o sonhador Afonso, um garoto sem a síndrome. O envolvimento desperta na menina a independência e o romance. Na sociedade, um questionamento sobre o envolvimento deste casal.

Sobre Alex Duarte
Formado em publicidade e propaganda, Alex Duarte é gaúcho, tem 28 anos e foi o primeiro jovem no Haiti a documentar a Missão de Paz da ONU. Foi premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos festivais do Brasil. É publicitário, escritor, coach, estagiou na Fundação Roberto Marinho e, recentemente, tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Alex trabalha com a palestrante número 1 do país pelo Rank Brasil, Tânia Zambon e se tornou um dos maiores ativistas jovens da inclusão social na América Latina.

G1RN

Comentários